Vigilância Sanitária de Ilhéus intensifica ações neste final de ano

Rede hoteleira e restaurantes na lista de prioridades
Arquivo

A secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Ilhéus, através do Setor de Vigilância Sanitária, vem intensificando ações neste final de ano, com a finalidade de suprir e subsidiar a população e visitantes no período da alta estação sobre a comercialização inadequada de alimentos na cidade. Segundo o chefe do setor, Fabrício Neves, na lista de prioridades estão a rede hoteleira, restaurantes e similares, casas de eventos, supermercados e hipermercados.

"Temos que enfatizar a função da Vigilância Sanitária como um agente de educação que, juntamente com os contribuintes e os usuários, desenvolve ações para a melhoria das condições de saúde e trabalho no município. Entender ou ver a Vigilância como um órgão meramente fiscalizador é minimizar a potencialidade inerente ao setor e ceifar, pelo senso comum, aquele que é o maior braço do Sistema Único de Saúde (SUS)", afirma Fabrício Neves, que está a frente do setor desde o mês de agosto último.

 Ele explica que a Vigilância Sanitária enfrentou dificuldades, no primeiro semestre, em virtude da situação financeira encontrada no município pelo prefeito Jabes Ribeiro. “Hoje a Vigilância Sanitária vem desenvolvendo um trabalho de parceria com os mais diversos setores afins, como (Secretaria Municipal da Indústria e Comércio (Sedic), o Sebrae, universidades, representantes do Setor Regulado (farmacistas, industriais e demais empresários e empreendedores), dentre outros”, destaca Fabrício Neves.

 0800 – No sentido de qualificar as ações do setor, a secretaria de Saúde já disponibiliza o telefone 0800-284-6991, através do qual a população pode fazer denúncias, reclamações e tirar dúvidas sobre o serviço de Vigilância Sanitária, que funciona, no horário comercial, na sede da Sesau, na Avenida Vereador Marcus Paiva, 291, Cidade Nova.

Segundo Neves, está sendo realizado o recadastramento de todo setor regulado, além da reestruturação da Unidade, através da aquisição de credenciais, uniformes, novo veículo e revisão de toda legislação municipal referente à Vigilância Sanitária.

Para o ano de 2014, “a meta é colocar a Vigilância Sanitária de Ilhéus no lugar que lhe cabe, porque estamos falando de uma das principais dentre as vigilâncias sanitárias do Estado. Temos que pensar tecnicamente e profissionalizar o Setor cada vez mais e garantir um trabalho de qualidade, que é a determinação do prefeito Jabes Ribeiro, que vem demandado apoio para que Ilhéus tenha uma Vigilância Sanitária modelo e referência para a Bahia”, conclui o chefe do setor.